Seis escolas municipais de Campinas contam com a atuação de estagiários em Psicologia, além de profissionais formados do Projeto ECOAR
O Projeto ECOAR conta hoje com 35 profissionais formados em psicologia que atuam nas escolas municipais de Campinas, sendo elas Centros de Educação Infantil, Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Escola de Jovens e Adultos. Essa atuação se concentra, principalmente, nos Núcleos de Ação Educativa Descentralizada (NAEDs) Norte e Noroeste.
Além de psicólogos graduados, seis escolas da cidade contam também com a participação de estagiários do quinto ano da faculdade de psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Isso é possível porque as ações realizadas dentro dessas escolas são acompanhadas por um profissional formado de psicologia, com o respaldo da Lei do Estagiário – lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Todas as intervenções dos estagiários possuem o respaldo do profissional de campo e da supervisora de estágio, evitando ações que fujam do escopo desenhado.
Estágio alia fundamentos teóricos do Projeto ECOAR à prática na Psicologia Escolar
Junto à atuação no ECOAR, os estagiários também aprendem os fundamentos teóricos do Projeto, com o objetivo de desenvolverem prática condizente com a realidade dos agentes escolares. São ofertados ainda espaços de discussões e de entrelaçamento de ideias entre as escolas.
É fundamental para a prática de uma psicologia crítica e libertadora que aqueles que estão estagiando participem de uma práxis que os ensinem o que realmente a psicologia tem a oferecer na escola. É preciso evitar uma psicologia hegemônica e sem fundamento, que não conversa com a realidade da população brasileira.